Vereador quer comissão para trazer delegacia da Polícia Federal para Blumenau

0

O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) propôs a criação de um comitê para intermediar, junto aos órgãos competentes, o pedido por uma delegacia da Polícia Federal em Blumenau. Esse comitê foi montado no Fórum Municipal de Segurança Pública e terá representantes da ACIB, AMPE, Polícias Civil e Militar, OAB e CONSEGs. Por meio do seu gabinete, ele montou um dossiê com estatísticas reforçando a importância da cidade nos cenários regional, estadual e nacional para apresentação no referido Fórum.

De acordo com Sylvio, uma delegacia da PF traria à cidade com serviços como emissão de passaportes, atendimento a imigrantes, plano de segurança bancário e liberação de produtos químicos controlados. “Acredito que nossa cidade tem todas as credenciais necessárias para receber uma delegacia da PF. É inadmissível que muita gente daqui e da nossa região tenha que se deslocar até Itajaí para buscar os serviços”, afirma o vereador.

Mas o vereador diz que seu foco é a Segurança Pública. Para ele, uma delegacia da PF na nossa cidade reforçaria as forças de segurança. “Teríamos agentes e viaturas na cidade. Isso ajuda a inibir os crimes. Acredito que a população se sentiria mais segura.

Para embasar o pedido, ele montou um dossiê comparando Blumenau com cidades brasileiras que já têm delegacia de da PF, separando o contexto em níveis nacional, regional (três Estados do Sul) e estadual. “Blumenau é a única cidade do Sul, com mais de 350 mil habitantes, que não tem uma sede da PF”, exemplificou Zimmermann. Das 30 delegacias da Região Sul, apenas sete estão em Santa Catarina.

No estudo, foram levados em contas dados como: população, IDH e PIB per capita. Em nível estadual, também foram levados em conta os números de agências financeiras e empresas de produtos químicos, dois setores que necessitam de licenças e serviços da PF. Se juntarmos os municípios do Alto e Médio Vale, 65% deles ficam mais próximos de Blumenau do que da delegacia mais próxima.

Além disso, Zimmermann conversou com agentes da PF de Itajaí, que hoje atende a nossa cidade, para entender a situação. Entre os dados informais repassados, está o de que aproximadamente 60% dos inquéritos instaurados são da região do Médio Vale do Itajaí. “Acreditamos também que o número de passaportes emitidos para essa região ultrapasse os 50% do volume total”.

O dossiê posteriormente será encaminhado para autoridades nacionais, como o Ministro da Justiça Sérgio Moro, e o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo, além da bancada catarinense em Brasília (DF). “Queremos sensibilizar as autoridades e ressaltar a importância de Blumenau ter uma delegacia. Será um ganho enorme para a região”, conclui o vereador.

Share.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: