Projeto Fora da Caixa traz a Blumenau oficina e conferência de dança nos dias 25 e 26 de maio

0

Corpo, movimento e profissionalização. Nos dias 25 e 26 de maio, o projeto Fora da Caixa Proposição (Mostração e Demonstração) de Danças Escapadas da Mesmice traz a Blumenau oficina, conferência e mostra na área da dança, com entrada gratuita e aberta à comunidade. No dia 25 de maio, das 14h às 18h, a bailarina, coreógrafa e professora Dani Lima (RJ) fará uma oficina com o tema Gesto Percepção e Presença, na Sala de Dança R212, no Campus 1, da FURB. São 25 vagas, destinadas a bailarinos, atores e público interessado, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail foradacaixadanca@gmail.com com envio de nome completo, número de telefone e justificativa de interesse para participar da ação. No mesmo dia, às 20h, Dani Lima estará presente na Conferência Dançada, À Propósito do Gesto, que ocorre na Sala S 113, no Campus 1. A ação é aberta à toda comunidade. Já no dia 26 de maio, das 14h às 21h, ocorre a mostra dos dois trabalhos coreográficos selecionados pelo projeto, um de Rodrigo de Andrade (Código F64: Disforia) e outro de Stefanie Müller (O Eu em Mim), com discussão coordenada pela professora e especialista em dança cênica, Jussara Xavier. Os dois dançarinos foram classificados no dia 25 de abril e receberão o valor de R$ 1410,00 como incentivo. Todas as ações do projeto Fora da Caixa Proposição (Mostração e Demonstração) de Danças Escapadas da Mesmice são gratuitas e abertas ao público em geral, com sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível ou roupas, que serão entregues às crianças e jovens da Casa de Acolhida São Felipe Neri, no bairro Velha Grande, em Blumenau. A classificação etária do evento é acima de 16 anos.

“O Fora da Caixa visa incentivar novos modos de pensamento e produção compositiva em dança, além de estimular a saída de uma zona criativa de conforto. Propõe também ações como ferramentas para busca de outras perspectivas coreográficas, para adoção de novos pontos de vista e para o fomento de um olhar crítico na área”, comenta Jussara Xavier. 

O projeto Fora da Caixa I Proposição (Mostração e Demonstração) de Danças Escapadas da Mesmice, de Abner Cypriano, é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital n. 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz. A coordenação geral do projeto é de Abner Sanlay Cypriano, a direção artística de Jussara Xavier, a direção executiva e produção de Marco Aurélio da Cruz Souza, e o design gráfico é assinado por Guilherme Bolomini. Acompanhe as novidades pelo www.facebook.com/foradacaixadanca

SINOPSES
Oficina Gesto, Percepção e Presença, com Dani Lima (RJ)
Prática focada no rastreamento da senso-percepção, na experiência de estados físicos de presença, na gênese do gesto a partir de suportes e estímulos brotados da relação com os diferentes sistemas anatômicos do corpo, com as categorias tempo | espaço | peso, e com os corpos dos outros. Busca promover a escuta pessoal e do outro, o jogo como ferramenta de composição instantânea, à prática coletiva.

Conferência Dançada, À Proposito do Gesto, com Dani Lima (RJ)
O que define um gesto? Onde ele começa? Quais as relações entre gesto, percepção, presença, postura, atitude, intenção, pensamento, movimento, contexto, linguagem, comunicação?  Que gestos nos afetam? Que gestos nos formaram? Uma dança é sempre feita de gestos? O que podem os gestos revelar sobre as escolhas afetivas-estéticas-éticas-políticas dos corpos e de suas danças?

Danças | Falas | Escritas
Mostra de trabalhos coreográficos selecionados, de Rodrigo de Andrade (Código F64: Disforia) e de Stefanie Müller (O Eu em Mim), com discussão coordenada por Jussara Xavier (SC).

DANI LIMA
É bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora de corpo e movimento. Sua formação abarca técnicas de balé, dança contemporânea, contato-improvisação, Gyrokinesis, educação somática, artes circenses, teatro e performance. Foi fundadora e integrante da Intrépida Trupe por 13 anos. Desde 1997 dirige a Cia Dani Lima com a qual realizou dezenas de espetáculos. É graduada em Jornalismo pela PUC/RJ, Mestre em Teatro pela Uni-Rio e atualmente doutoranda pelo Programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-RJ. Publicou os livros “Corpo, política e discurso na dança de Lia Rodrigues” (2007) e “Gesto: Práticas e Discursos” (2012). Foi docente do Curso de Dança da UniverCidade/RJ entre 2001 e 2009, e desde 2016 integra o Curso de Artes Cênicas da PUC/RJ. Atualmente, está em formação nos programas de Educador do Movimento Somático/Body-Mind Centering™; Hakomi-Matrix: Psicoterapia Corporal centrada em Atenção Plena e na Genialidade dos Grupos; e ThetaHealing.

JUSSARA XAVIER
É professora da Licenciatura em Dança da FURB. Doutora em Teatro (UDESC), Mestre em Artes, Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Especialista em Dança Cênica (UDESC). Também atua como diretora de espetáculos, pesquisadora, curadora, crítica de dança, parecerista e gestora de projetos culturais. Coordenadora e curadora do Festival Internacional Múltipla Dança e do projeto Tubo de Ensaio. Coordenou os Seminários de Dança do Festival de Dança de Joinville em 2016 e 17. De 2011 a 2016, foi professora da Graduação em Teatro da UDESC; e, de 2001 a 2008, atuou como professora, gestora de projetos e coordenadora técnica na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Nas décadas de 1980 e 90, dançou nos grupos Cena 11 (SC) e Raça (SP). Publicou os livros Grupo Cena 11. Dançar é conhecer (2015); Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas (2013). Coorganizadora dos livros 1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança. (2018); Dança não é (só) coreografia (2017); Tubo de Ensaio. Composição [Intervenções + Interseções] (2016); Histórias da Dança (2011); Pesquisas em Dança (2008); Tubo de Ensaio. Experiências em Dança e Arte Contemporânea (2006).

Share.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: