Nutricionista derruba mitos sobre alimentação e afirma que dietas engordam

0

Doutora em Endocrinologia e autora do best-seller O Peso das Dietas, Sophie Deram, aborda o efeito do terrorismo alimentar nas pessoas.

Polêmica, a francesa radicada no Brasil há 16 anos, Sophie Deram – que estará em Blumenau na próxima terça-feira – afirma que dietas engordam, sim, e que não é preciso fazer restrições para emagrecer, basta fazer as pazes com a comida. Durante a palestra na cidade, ela promete derrubar mitos em relação a alimentação, falar sobre o desafio da obesidade infantil – que tem aumentado cada vez mais no Brasil – e o terrorismo que dietas restritivas causam nas pessoas. Antes da passagem por aqui, Sophie – em um português com charmoso sotaque francês – falou por telefone sobre os resultados do trabalho de duas décadas. Confira:

O que você quer dizer com “as pessoas precisam fazer as pazes com a comida”?
Sophie Deram – É um resumo de tudo que estudei, me questionando como ajudar melhor o paciente a emagrecer. Hoje estou defendendo que não é fazendo dieta, não é impondo uma restrição, uma violência que a pessoa vai emagrecer. Pelo contrário, é fazendo as pazes, sendo mais tranquilo e dando ao paciente esta autonomia de voltar a escutar o corpo. Será que estou triste ou com fome? Será que estou ocioso ou com fome? É a pessoa começar a usar o alimento de maneira mais consciente. Isso se chama “comer emocional” e hoje está bem claro na neurociência que isso é ativado pela restrição. Quanto mais se faz dieta mais se vai “comer emocional”.

A obesidade infantil também tem relação com a forma com que os pais e as crianças lidam com a comida?
Sophie – Fiz meu doutorado em Obesidade Infantil e trabalhando o problema percebi que uma grande parte do tratamento tem que ser feito com o comportamento. Não adianta falar de crianças se você não tratar a cabeça dos pais. Quer dizer, não é só falar para a criança comer mais salada e fazer atividade física que resolve. Muitas crianças estão com um comportamento alimentar desequilibrado, têm medo de comer, comem demais ou até escondido. Os pais estão irando o prazer da criança. Se proibir bolo, ele só vai pensar em bolo. Quando for comer, ele não vai comer um, vai comer 10.

Hoje em dia tem dieta do carboidrato, do glúten, da lactose entre tantas outras. Fazer dieta virou moda?
Sophie – É terrível, parece que as pessoas e as dietas estão cada vez mais malucas. Vejo até, infelizmente, alguns profissionais de saúde entrando nisso. Tirar glúten para emagrecer – que não tem nada a ver, mas que realmente estamos consumindo muito mais que antigamente – vai fazer a pessoa prestar mais atenção à alimentação dela e por consequência vai emagrecer sim, no começo. Ao restringir certos alimentos, as pessoas desenvolvem compulsão, ficam meses sem pão e quando voltam a consumir, comem quatro, cinco, seis pães porque estão com a sensação de falta. Está claro que não é todo mundo que faz dieta restritiva que vai ter um transtorno alimentar, mas todo transtorno começa com uma dieta restritiva.

Se compararmos a alimentação de famílias francesas e brasileiras, qual é a melhor?
Sophie – Há diferenças, sim, não posso dizer que uma é melhor do que a outra. Conheço pais brasileiros que educam superbem na parte alimentar e pais franceses que são totalmente perdidos. Não é uma questão cultural. A única coisa que vejo no Brasil, mas que há na França também é a globalização do terrorismo alimentar que tem afetado a saúde no mundo. Infelizmente acho que no Brasil este terrorismo é maior.

Serviço
O quê? Palestra O peso das Dietas, com a nutricionista francesa Sophie Deram.
Quando? Terça-feira, às 19h
Onde? Himmelblau Palace Hotel, em Blumenau
Quanto? Ingressos a partir de R$ 40, à venda no site Blueticket.com

Share.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: