Na semana de doação de leite humano, doadoras serão homenageadas

0

Dia Internacional da Doação de Leite Humano é em 19 de maio e café será oferecido dia 21.

Em 19 de abril é celebrado o Dia Mundial e também Nacional de Doação de Leite Humano e também, a partir deste dia, a Semana Municipal de Doação de Leite Materno. Para comemorar esta importante data, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) irá promover uma homenagem àquelas que contribuem para que o Banco de Leite Humano (BLH) de Blumenau também possa ajudar: as doadoras. Elas serão recebidas no espaço na próxima terça-feira, dia 21, a partir das 14h, para um café de agradecimento. Na oportunidade, receberão também certificados e mudas de plantas.

Atualmente o Banco de leite de Blumenau possui 48 doadoras ativas, que realizam a coleta em suas casas, armazenam em frascos adequados e recebem a visita semanal da equipe do serviço, que recolhe o material. No Banco de Leite, a amostra é pasteurizada, acondicionada e encaminhada, conforme necessidade, para os bebês internados nos hospitais Santa Catarina, Santo Antônio e Santa Isabel, em Blumenau, e Hospital Azambuja, em Brusque.

Em 2019, já foram captados cerca de 500 litros de leite e distribuídos mais de 480 litros que ajudaram a alimentar, sobretudo, bebês prematuros. Além da captação, o BLH realiza consultas de aleitamento materno familiar – mensalmente, neste ano, a média está em 264 consultas; e visitas domiciliares para a doação de leite e manejo em aleitamento materno. A equipe é formada por médicos, psicólogos, farmacêutico bioquímico, enfermeiras e técnicas de enfermagem, que auxiliam as mães e novas famílias com orientações sobre a amamentação.

20 anos de BLH

Nessas mais de duas décadas de atividades, o serviço já auxiliou a relação de aproximadamente 27 mil mães e filhos. Já passaram pelo BLH pelo menos 12 mil doadoras, que ajudaram a arrecadar e distribuir mais de 23 mil litros de leite, que atenderam 15 mil bebês nascidos em Blumenau e região.

O Banco de Leite de Blumenau é reconhecido pela sua qualidade e recebeu por três anos consecutivos o Certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano na “Categoria A”. A certificação, dividida nas categorias A, B e C, é conferida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano.

O BLH está localizado no Centro de Saúde Rosânia Machado, na Rua Dois de Setembro, 1.212 (em frente à Policlínica) e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Share.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: