Jovens de baixa renda têm direito a descontos na cultura e no transporte

0

Prefeitura está realizando o trabalho de orientação para obtenção do ID Jovem.

ID Jovem concede benefícios para cidadãos de 15 a 29 anos de baixa renda, estudantes ou não.

Além do acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, o cartão concede descontos ou gratuidade em viagens interestaduais.

Identidade Jovem é destinada para jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico), atualizado há pelo menos 24 meses.

A inscrição ou atualização pode ser realizada em qualquer uma das sete unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Após essa etapa, basta acessar o aplicativo no celular ou pela internet e realizar o cadastro com informações como o número do NIS, nome, data de nascimento e nome da mãe.

 

Benefícios do ID Jovem:

  1. Direito à meia-entrada, que é o pagamento de metade do preço (cinquenta por cento) do ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos;
  2. Reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas;
  3. Gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Regulamentada em outubro de 2015, a ID Jovem se tornou realidade em dezembro de 2016.

Este documento é o único que permite os benefícios previstos no Estatuto da Juventude (Lei Nº. 12.852/2013).

Fonte:jornaldeblumenau.com.br/

Share.

Comments are closed.