HSA anuncia fechamento de 5 leitos de UTI

0

HSA – Hospital Santo Antônio anunciou, no dia 30 de agosto, o fechamento de cinco leitos de UTI.

Por meio de um ofício o hospital explicou  o porquê do fechamento e esclareceu alguns fatos sobre o processo de habilitação de leitos.

Ofício HSA 102/17.

HSA entrou com um processo de habilitação para cinco leitos da UTI Geral, no mês de novembro de 2016.

No mês de junho de 2017, o Conselho Curador do HSA autorizou o fechamento desses cinco leitos de UTI para a data 01/09/17.

O hospital não possui recursos para manter tais leitos em operação, além de que ainda não receberam a resposta do processo de habilitação.

Mesmo com a dificuldade de manter esses leitos, o hospital resolveu dar continuidade ao processo de habilitação.

Mas uma nova portaria foi emitida no mês de março de 2017, que implica em um aumento no quadro de pessoal no setor e em um prazo determinado.

O hospital não tem como contratar mais pessoas num momento em que não possui recursos para manter os atendimentos básicos à população.

Durante todo esse processo o HSA manteve abertos estes cinco leitos, mesmo sabendo que seriam deficitários. Porquê eles pretendiam atender a demanda, principalmente, das cirurgias oncológicas que, por muitas vezes, são canceladas por falta de leito em UTI.

Com a regulação, o Estado comprou apenas os leitos para os pacientes da urgência/emergência. Portanto, não foi possível ocupá-los para as cirurgias eletivas.

Desta forma o hospital arcou com todas as despesas, sem recebimento das diárias, o que está inviabilizando a continuidade dos serviços.

Os leitos foram fechados no dia 01/09/17, até que a situação financeira do país e do hospital normalize.

Fonte:jornaldeblumenau.com.br

Share.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: