Fazenda autua 81 postos de combustível de todo o Estado

0

A Secretaria de Estado da Fazenda autuou 81 dos 88 postos de combustível fiscalizados entre quarta e quinta-feira em todo o Estado. As equipes estiveram em estabelecimentos de 38 municípios nas regiões da Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville, Criciúma, Blumenau, Chapecó e Lages. A maioria das infrações está relacionada à falta do Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC), aparelho de uso obrigatório e que transmite automaticamente ao Fisco os dados relativos à movimentação de combustíveis. Os auditores fiscais observaram ainda a instalação e a regularidades de equipamentos de controle fiscal como o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e o Programa de Aplicação Fiscal (PAF-ECF).

Os comerciantes autuados serão notificados pela SEF e terão 30 dias para pagar multa – nos casos de ausência do MVC a multa é de R$ 5 mil – ou recorrer. diretor de Administração Tributária, Rogério Mello, explica que o setor é responsável por 20% da arrecadação de ICMS em Santa Catarina, o que denota a importância de fiscalizar e coibir a sonegação. “Os equipamentos de controle são também muito eficientes para a gestão dos próprios postos de combustível”, observa o diretor.

No caso do MVC, há duas empresas fabricantes com o equipamento já homologado e outras em processo de homologação. O Estado concede um crédito fiscal de até 50% do valor de compra do equipamento, o que acaba compensando desembolso do contribuinte. “O MVC é extremamente eficiente no combate a fraude e sonegação. O equipamento coíbe tanto a comercialização de combustível sem nota fiscal quanto a venda de produto adulterado”, explica o auditor fiscal Vantuir Epping, coordenador do Grupo Especialista em Combustíveis (GESCOL) da SEF.

Saiba mais

– O Emissor de Cupom Fiscal – ECF é um equipamento de automação comercial utilizado para emitir os documentos fiscais de venda no varejo, adotado pela Fazenda de Santa Catarina desde a década de 1990.

– O Programa Aplicativo Fiscal – PAF/ECF é um software utilizado para automatizar o registro das vendas e comandar a impressão de documentos fiscais por meio do ECF. De tempos em tempos as versões do aplicativo são atualizadas, seguindo as especificações de requisitos e funcionalidades determinadas pelo fisco.

– O Medidor Volumétrico de Combustíveis – MVC é um equipamento que apura, registra e transmite automaticamente ao fisco, de forma segura, os dados relativos a movimentação física de combustíveis nos tanques de armazenamento do posto, positivas (descargas) ou negativas (abastecimentos, aferição, vazamento, etc.), e das quantidades medidas pelas bombas de abastecimento, permitindo o monitoramento remoto, permanente e em tempo real das entradas e saídas de combustível dos tanques do posto, pelo fisco. Santa Catarina foi o primeiro Estado a publicar uma lei exigindo a instalação do MVC nos postos de combustível (Lei 14.954/09). Desde 31 de dezembro de 2017 a instalação do MVC é obrigatória para os postos com faturamento acima de R$ 15 milhões por ano.

A fiscalização em números

88 postos de combustível fiscalizados em todo o Estado
81 infrações

Grande Florianópolis

Fiscalizados: 14
Infrações: 14

Regional de Itajaí

Fiscalizados: 13
Infrações: 12

Regional de Criciúma

Fiscalizados: 15
Infrações: 13

Regional de Joinville

Fiscalizados: 13
Infrações: 11

Regional de Chapecó

Fiscalizados: 12
Infrações: 10

Regional de Blumenau

Fiscalizados: 11
Infrações: 11

Regional de Lages

Fiscalizados: 10
Infrações: 10

Share.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: