Exercício físico em excesso pode fazer mal para a saúde

0

Educador físico explica que pode haver, por exemplo, sobrecarga nas articulações

Fazer exercícios físicos ajuda a aumentar a disposição, a diminuir a ansiedade, a afastar o estresse, a manter o corpo e a mente em equilíbrio. É quase uma bênção. Mas muita gente leva a prática a extremos, normalmente para alcançar padrões de beleza. Nesse caso, o efeito do exercício pode ser ruim para a saúde. Por exemplo, a obrigação de passar longas horas treinando pode ser fonte de mais estresse. Além de afugentar o bem-estar psicológico, situações como essa podem gerar prejuízos ao corpo.

O educador físico Gui Maciel, da academia Guyme Fitness, explica que os treinos com excesso de esforço e intensos demais podem sobrecarregar articulações, como joelhos, ombros e quadril. Por isso, indica o acompanhamento profissional e a alternância de atividades. “Quando a pessoa resolve fazer uma atividade mais intensa, a gente indica que procure variar um pouco os tipos de atividades para ser de uma forma mais saudável”.

Além disso, a orientação correta sobre como realizar o movimento é fundamental. Quando começamos a fazer um exercício físico, também é comum que cheguemos “com tudo”. Queremos fazer mais e mais. Nessa hora, vale a pena ter um pouco de paciência. “Não adianta colocar o máximo de carga se tu não vais conseguir fazer tua série corretamente”, comenta o educador físico.

Se você escolheu determinado exercício apenas para emagrecer, a dica é repensar. Provavelmente, em pouco tempo, vai desistir dele. Para tentar perder peso, tem gente que decide fazer apenas os exercícios aeróbicos, como ginástica, corrida ou caminhada. Maciel explica, no entanto, que os anaeróbicos, como musculação, ajudam a queimar calorias até 48 horas depois de realizados.
No fim das contas, o importante é sair do sedentarismo e encontrar no exercício uma fonte de prazer.

Fonte: WH3

Share.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: