Doações pelo Imposto de Renda podem ajudar crianças e idosos de Blumenau

0

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e da Fundação do Bem-Estar da Família Blumenauense (Pró-Família), incentiva a comunidade a contribuir com seus projetos por meio da doação do Imposto de Renda (IR). Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido e para pessoas jurídicas o valor pode chegar a 1%. Essa renúncia fiscal é destinada diretamente para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA)

e ao Fundo Municipal do Idoso (FMI).

O secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann, explica que a doação no IR não implica em nenhum custo adicional. “É uma oportunidade de transformar um tributo em uma ação de responsabilidade social. São dezenas de projetos que beneficiam milhares de crianças, adolescentes e idosos”. A presidente da Pró-Família, Cristiane Loureiro, destaca que a Fundação atende mais de 6 mil idosos e 5 mil crianças com suas atividades, e que a doação ajuda a proporcionar a ampliação dos projetos.

Pessoas interessadas em aderir à contribuição ainda podem doar no ajuste anual, diretamente na declaração. Doações por meio dos fundos permitem que os recursos cheguem aos beneficiários finais com maior agilidade e segurança, e que os recursos fiquem no município, além de ter a fiscalização da correta utilização.

O FIA é gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Já o FMI é coordenado pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3381-6643, no setor de captação de recurso da Semudes.

Nove mil crianças beneficiadas

No último dia 16, o prefeito Napoleão Bernardes realizou a assinatura de 20 termos de colaboração com nove entidades da sociedade civil para projetos efetuados por meio do FIA. Os termos de parceria com as instituições integram um pacote de 37 projetos, dos quais 17 sob responsabilidade de órgãos municipais, que receberão um investimento de R$ 1.281.636,05, oriundos do Fundo.

Assessor de comunicação: Filipe Rosenbrock (3381-6836/99996-9062)

Mais de dois mil contribuintes solicitaram a segunda via do carnê do IPTU

 

Levantamento da Secretaria Municipal de Gestão Financeira (Segefi) aponta que 2.136 contribuintes solicitaram a impressão da segunda via do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) junto à Central de Atendimento, no Parque Vila Germânica. Além disso, a unidade já prestou 2.436 atendimentos para revisão dos dados cadastrais e outras dúvidas referentes ao tributo.

Em funcionamento desde o dia 26 de janeiro, a Central abriu um total de 351 processos para alteração das informações contidas nos carnês. O atendimento, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, vai prosseguir até o dia 13 de março.

Share.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: