Com chuva abaixo da média, Blumenau tem o julho mais seco dos últimos 30 anos

0

Com chuva abaixo da média, Blumenau tem o julho mais seco dos últimos 30 anos

Seca fez o nível do rio Itajaí-Açu chegar a menos de meio metro em alguns momentos do dia

Quem olha para o rio Itajaí-Açu em Blumenau e o vê baixinho e com pedras à mostra pode até se surpreender ao lembrar que há menos de dois meses a cidade encarava mais uma enchente. Se choveu muito em maio e na primeira semana de junho, a torneira fechou no mês de julho e a cidade encara um período de seca.

Segundo Mário de Oliveira, técnico do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí (Ceops), Blumenau está vivendo o mês de julho mais seco desde 1988. A média histórica de chuva para o mês, segundo os meteorologistas do AlertaBlu, é de 126 milímetros. Sabe quanto choveu, em média, nos 26 dias do mês até agora? Menos de 15 milímetros.

– Não chega a ser preocupante, mas é um período de seca que a cidade não via faz tempo. O nível do rio tem chegado a menos de meio metro em alguns momentos do dia, mas varia muito de acordo com a maré – explica Oliveira.

Responsável pelo abastecimento de água da cidade, o Samae diz que a seca ainda não preocupa. Diretor de Operações da autarquia, Cleverton João Batista explica que a captação de água é feita, principalmente, na barragem na usina do Salto, onde a água fica acumulada em um nível constante.

– Ainda está em um nível tranquilo, nem trabalhamos com a hipótese de desabastecimento por enquanto – afirma.

Previsão para as próximas semanas

Os dias secos e de sol que Blumenau vive há algumas semanas devem continuar. Segundo a meteorologista do AlertaBlu, Taciana Weber, pelo menos para as próximas duas semanas não há previsão de chuva significativa. Uma massa de ar frio deve passar pela cidade na semana que vem, entre quarta e quinta, mas sem intensidade suficiente.

Comparado aos últimos dias, de céu azul, hoje algumas nuvens devem aparecer sobre Blumenau. A temperatura deve ficar entre 16 °C e 26 ºC.

JORNAL DE SANTA CATARINA
Lucas Paraizo – lucas.paraizo@santa.com.br

Rio Itajaí-Açu em Blumenau mostra sinais da seca em suas margens – Foto: Lucas Correia / Agência RBS

A imagem pode conter: atividades ao ar livre, natureza e água
Share.

Comments are closed.