Alunos do SENAI de todo Estado participam do SENAI Challenge, em Joinville

0

O SENAI Challenge é uma competição realizada por estudantes dos cursos técnicos do SENAI/SC, que vivenciam situações reais da indústria, realizadas de acordo com o projeto do curso.

Os estudantes das turmas participantes desenvolveram projetos relacionados aos desafios propostos, nos quais os melhores foram selecionados para participar do evento final.

Os alunos do SENAI de Blumenau, participam em quatro categorias, sendo elas: carro compacto, hockey automatizado, desenvolvimento de games e desfile de moda.

A final será realizada nos dias 09 e 10 de novembro no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville. O horário do evento no dia 09 será das 10h às 18h e no dia 10 das 10h às 18h. O encerramento e a entrega de premiação acontecerá às 19h.

O SENAI Challenge tem como objetivo:

  • Proporcionar aos estudantes do SENAI/SC o desenvolvimento de soluções para situações desafiadoras da indústria;

  • Promover a qualificação profissional por meio de desafios alinhados a indústria;

  • Promover a valorização de docentes e estudantes;

  • Proporcionar a utilização de metodologias de ensino ativas;

  • Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe;

  • Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e resolução de problemas nos estudantes;

  • Contribuir para o desenvolvimento das competências de adaptabilidade e criatividade nos estudantes.

Esta é a terceira edição do evento e terá a participação de oito cursos técnicos, 35 unidades do SENAI e mais de 2.000 estudantes e 150 professores.

Neste ano também foi realizado o projeto piloto do Challenge com a aprendizagem industrial do curso de eletricista de manutenção industrial, envolvendo cerca de 600 alunos, 19 turmas e 15 unidades.

O SENAI visa contribuir para um modelo de aprendizado diferenciado, onde acredita que os alunos aprendam aplicando os conteúdos aprendidos na prática, na parte lúdica do aprendizado.

Os projetos desenvolvidos pelos cursos e que serão apresentados na competição serão estes:

SENAI Challenge Kart Elétrico

O curso técnico em mecânica desenvolveu o projeto do Kart Elétrico que consiste na construção de um carro elétrico visando à eficiência do sistema e seu desempenho.

O evento final consiste na realização de uma corrida entre os KARTS ELÉTRICOS.

As Unidades participantes são Brusque, Caçador, Canoinhas, Capinzal, Concórdia, Indaial, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville Norte, Joinville Sul, Mafra, São Bento, Videira.

SENAI Challenge Carro Compacto

O curso técnico em manutenção automotiva desenvolveu o projeto de um Carro Compacto por meio de um kit padrão composto por um chassi e motor a combustão, onde deverão ser adicionados bancos para 2 ocupantes sistemas de iluminação, som, vidro elétrico, painel de instrumentos dentre outros itens.

O evento final consiste num teste de desempenho que deverá demonstrar o funcionamento do carro, dirigibilidade, design e seu desempenho realizando provas de acordo com o regulamento.

As Unidades participantes são Blumenau, Capivari de baixo, Chapecó, Itajaí, Joinville Sul, Lages, Palhoça.

SENAI Challenge Robótica Móvel

O curso técnico em mecatrônica desenvolveu a construção de um Robô Cross para superar obstáculos e construção de um Robô Sumô.

O evento consiste na realização das provas de Cross e Sumô.

  • Cross: Será realizada uma corrida contra o tempo em que os robôs deverão superar alguns obstáculos.

  • Sumô: Será realizada uma luta entre os robôs sumô.

As Unidades participantes são Joinville Norte, Lages, Rio do Sul.

SENAI Challenge Hockey Automatizado

O curso técnico em automação industrial teve como desafio a implementação de um Braço Robótico e manipulador para o jogo Hockey Air, com três modos de operação (automatizado, remoto e manual).

No evento será realizada uma disputa entre as equipes em três modos distintos:

  • Totalmente automático: onde o robô toma a decisão.

  • Manual: Onde o operador comanda o robô.

  • Remoto: onde o comando e mandado remotamente pelo computador.

As Unidades participantes são Blumenau, Chapecó, Curitibanos, Florianópolis, Joinville Norte, Lages, Luzerna, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Timbó, Tubarão.

SENAI Challenge Cadeira de Rodas Automatizada

O curso técnico em eletromecânica desenvolveu uma cadeira de rodas de baixo custo automatizada.

No evento final serão realizados vários testes com as cadeiras de rodas montadas.

Com base em testes reais do INMETRO, a cadeira tem que funcionar das seguintes formas:

  • De forma manual e elétrica ao mesmo tempo.

  • Ser dobrável para caber num porta-malas de um carro Sedan básico.

  • Será feito um teste de dirigibilidade da cadeira.

As Unidades participantes são Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Fraiburgo, Itajaí, Lages, Otacílio Costa, Pomerode, Porto União, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Tijucas, Xanxerê.

SENAI Challenge Desenvolvimento de GAMES

Os cursos técnicos em informática e técnico em informática para internet tiveram como desafio o desenvolvimento de um Jogo Web utilizando linguagens de programação front – end e back – end.

O desafio consiste na criação de jogos digitais que requer conhecimentos e habilidades específicos em diversas áreas de programação, engenharia de software e design. Um desenvolvedor web deve ter noções de lógica de programação, programação web, banco de dados estruturados, construção de interfaces, estrutura de dados, entre outras que possibilitem ao estudante concluir projetos nesta área. Atividades serão realizadas virtualmente, com avaliação técnica e popular.

Durante o evento os melhores trabalhos estarão disponíveis para o público jogar e votar na escolha do melhor. Vencerá o jogo quem tiver maior votação popular.

As Unidades participantes são Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul, Joinville Norte, Joinville Sul, Luzerna, São José.

SENAI Challenge Desfile de Moda

O curso técnico em modelagem do vestuário teve como desafio o desenvolvimento de modelagem com temática livre para uma biblioteca digital e desfile de looks sociais confeccionados pelos estudantes durante o período do curso.

As Unidades participantes são Blumenau e Criciúma.

Share.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: